domingo, 28 de outubro de 2012

XI Feira Municipal do Livro de Arroio dos Ratos

No ano passado, fui convidada pela bibliotecária Eroni Kern, da Biblioteca Rui Barbosa, para participar de um curso de formação de mediadores de leitura, junto com as professoras Nóia Kern e Aline Becker, dentro do projeto Arroio dos Ratos nos Trilhos da Leitura. No primeiro semestre, a professora Nóia trabalhou com o grupo sobre os seguintes assuntos:

Primeiro encontro: Por que lemos? 
Segundo encontro: O ato de ler 
Terceiro encontro: Espaços de leitura, leitura dos espaços 
Quarto encontro: Leitura é a matriz da cidadania 
Quinto encontro: Os caminhos da leitura 
Sexto encontro: Leitura: da reflexão à ação 

Já no segundo semestre, a professora Aline e eu falamos sobre:

Sétimo encontro: Literatura Infantil: narrativas 
Oitavo encontro: Literatura Infantil: poemas 
Nono encontro: Literatura Juvenil: refletindo sobre a denominação 
Décimo encontro: A leitura de imagens e a ilustração

Esse ano, tive uma grande surpresa que muito me emocionou! Fui escolhida Patrona da XI Feira Municipal do Livro de Arroio dos Ratos. pela Comissão Organizadora da Feira do Livro 2012. Essa Comissão constituiu-se no início do ano com a participação espontânea de educadores de cada escola da Rede Municipal de Arroio dos Ratos. Na ocasião do convite, soube que fui escolhida por causa não só de meu trabalho como escritora, mas, principalmente, pelo de professora! Ao longo de 2012, estive presente em dois encontros do projeto Cultura às Dezoito, um deles realizado no CNEC, onde conversei com professores, estudantes da Universidade Aberta e pude ver os trabalhos que os meninos e meninas do CNEC fizeram com seus professores, sob orientação da professora Nóia, uma grande leitora e incentivadora da leitura.

Agora em outubro, do dia 17 a 19, realizou-se a Feira do Livro! Foi uma festa linda, cheia de leitores e de trabalhos dos estudantes das diferentes escolas que ficam no município. Durante a Feira, conversei com estudantes, professores, mediadores de leitura e leitores em geral, e também assisti a apresentações culturais. Esse ano, a Feira recebeu pela primeira vez o apoio da Caravana de Escritores da Fundação Biblioteca Nacional  .

Seguem as fotos da mesa redonda mediada pelo Coordenador de Cultura Giovani Ceroni, da qual participamos Heloísa Prieto, Lenice Gomes e eu...





Muito obrigada a toda a comunidade leitora de Arroio dos Ratos!!!

Nenhum comentário: